MP Itinerante leva serviços gratuitos a Guapé, Ilicínea e Coqueiral nesta semana; veja como participar
02/09/2025
(Foto: Reprodução) MP Itinerante leva serviços gratuitos a Guapé, Ilicínea e Coqueiral nesta semana
Os municípios de Guapé, Ilicínea e Coqueiral, no Sul de Minas, vão receber o projeto Ministério Público Itinerante (MP Itinerante) de terça-feira (2) até quinta-feira (4) respectivamente. Em todos os locais, os atendimentos terão início às 9h.
📲 Siga a página do g1 Sul de Minas no Instagram
Em Guapé, a estrutura foi montada na praça Doutor Passos Maia nesta terça-feira (2). Já em Ilicínea, o evento acontece na praça Padre João Lourenço Leite na quarta-feira (3). Em Coqueiral, os serviços estarão disponíveis nas praças Dom Pedro II e Sete de Setembro na quinta-feira (4).
Realizado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça para Apoio Comunitário, Inclusão e Mobilização Sociais (CAO-Cimos), o projeto existe desde 2010 e pretende aproximar a instituição da população, oferecendo serviços gratuitos, além de atividades culturais e educativas.
MP Itinerante leva serviços gratuitos a Guapé, Ilicínea e Coqueiral
Divulgação
Nas três cidades, o MP Itinerante contará com unidades móveis, tendas e estandes para atendimento. Entre os serviços disponíveis estão:
Atendimento pelas Promotorias de Justiça em diversas áreas, como cidadania, cível, criminal, meio ambiente e direitos humanos;
Registro de manifestações pela Ouvidoria das Mulheres e Ouvidoria do MPMG;
Atendimento jurídico;
Audiências de conciliação e mediação;
Orientação sobre benefícios previdenciários;
Emissão de segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito;
Atendimento veterinário;
Vacinação, aferição de pressão e outras ações de atenção primária à saúde.
Além dos atendimentos, também estão previstas reuniões, palestras e rodas de conversa sobre temas de interesse coletivo.
Segundo o MP, em 2024 o projeto realizou 34 edições em municípios de diferentes regiões de Minas, como Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri e Zona da Mata, impactando cerca de 60 mil pessoas. Para 2025, estão previstas mais de 50 edições, com expectativa de alcançar um público ainda maior.
VÍDEOS: veja tudo sobre o Sul de Minas
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas